PARCEIROS APOIADORES

Força Tarefa prende quadrilha de abigeatários que agia em todo o RS


Líderes de uma quadrilha de abigeatários que atuavam em todo o Rio Grande do Sul foram presos na madrugada da última quarta-feira (07), por integrantes da Força Tarefa (FT) de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato, que tem sede em Rosário do Sul.

Os policiais, coordenados pelo delegado Adriano Linhares, efetuaram diligência na cidade de Restinga Seca, região central do RS, surpreendendo os abigeatários quando eles invadiram uma propriedade rural e furtavam 31 animais bovinos. “A quadrilha estava sendo investigada há alguns meses, e tem como modo operante invadir propriedades, embarcar animais e leva-los imediatamente para serem abatidos”, explicou o delegado Linhares. Conforme o coordenador da FT, o abatimento dos animais furtados iria impossibilitar a recuperação dos mesmos por parte das vítimas. O prejuízo ao produtor rural de Restinga Seca, “não fosse a atuação da Polícia Civil, seria de aproximadamente R$ 70 mil”, revelou o delegado.

Todos os animais todos foram recuperados e restituídos ao dono. Eles já estavam no interior de um caminhão boiadeiro que foi apreendido juntamente com uma caminhoneta utilizada como batedor pela quadrilha. Três foram presos na ação que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual em Novos Cabrais. Dois outros membros da organização criminosa conseguiram fugir.

Ainda conforme a FT, a quadrilha desmantelada em Restinga Seca é suspeita de ter atacado uma propriedade rural localizada no 2º Distrito de Rosário do Sul e tentou furtar bovinos. O caso teria ocorrido na madrugada de 14 de julho deste ano no Jeriquá, às margens do km 462 da BR 290, quase confluência com o trevo da faixa nova, na BR 158 que dá acesso a Santa Maria. Na ocasião, o caminhão com placas do Paraná atolou, os abigeatários desembarcaram o gado roubado. Somente um animal permaneceu no interior da carroceria e após o caminhão boiadeiro foi incendiado com o animal que foi carbonizado.

MAIS PRISÕES

Além da ação em Restinga, a Força Tarefa cumpriu na quinta (08), em Candiota e Pinheiro Machado, vários mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais e residências de investigados por receptação e furto abigeato. Dois homens foram presos por posse de arma de fogo e por possuírem em seus estabelecimentos carne sem procedência e imprópria para consumo humano. Ao todo foram apreendidas três armas de fogo, munições e aproximadamente 500kg de carne. A ação denominada Consumo Seguro, contou com o apoio de policiais civis da 9ª Região Policial e também foi coordenada pelo delegado Linhares.

NÚMEROS

Desde sua efetivação em Rosário do Sul, em meados de agosto deste ano, a Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato já obteve os seguintes resultados:

– 27 pessoas presas;

– 16 armas de fogo apreendidas;

-4,5 toneladas de carne sem procedência apreendidas;

– 650 animais apreendidos;

– 3 mil animais resenhados (fiscalizados).

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now