PARCEIROS APOIADORES

Fronteira Criativa estimula criação de mercado cultural nos limites entre Brasil e Uruguai


Capacitar produtores culturais, mapear criativos fronteiriços e difundir a produção autoral, realizada por nascidos nas bordas permeáveis entre Brasil e Uruguai, são os objetivos do Fronteira Criativa. Entre as iniciativas desse projeto contemplado no Prêmio Empreendedor Cultural - 3ª Edição, que conta com o patrocínio da RGE Sul, está a realização de uma semana de atividades gratuitas, que ocorre de 5 a 10 de junho em Sant’Ana do Livramento, Rivera e cidades do entorno.

O ciclo de ações, realizadas pelas empresas Muga Cultural, Espiral Comunicação e pelo Coletivo Braguay, inicia com a Semana do Empreendedorismo Cultural (confira programação abaixo). Marcada para o dia 5 de, junho, às 19h, a abertura fica à cargo do publicitário, Leo Prestes que traz “10 dicas para vender uma ideia”. Na sequência, de 6 a 9 de junho, é a vez dos oficineiros, especialistas em suas áreas, compartilharem saberes sobre: produção de festivais de música, desenho estratégico de projetos, divulgação e autogestão.

Para encerrar os sete dias de programação, em 10 de junho o público participa de um dia inteiro de trocas, incluindo três palestras de pesquisadores da área da cultura e depoimentos de criativos locais. O chamado Encontro da Economia Criativa encerra com um acústico de Banda Língua Mãe, formada por riverenses que cantam em portunhol.

Oportunidade de empreender

De acordo com a idealizadora do Projeto e produtora da Muga Cultural, Angélica Seguí, a curadoria do Fronteira Criativa foi feita a partir de uma visão da cultura como negócio. “A cultura fronteiriça é única e tem alto potencial para gerar trabalho e dinheiro. Devemos trabalhar com paixão pelas artes, por amor à cultura, mas sem deixar de olhar para ela como uma fonte de renda e de desenvolvimento da comunidade.”, enfatiza Seguí.

Para alcançar as metas, as realizadoras do projeto, propõem iniciativas que se estendem para além do evento e encontram aspectos de gestão cultural, como o registro on line de pessoas que trabalham com criatividade em ambas as cidades, a ser divulgado no site fronteiracriativa.cc. O projeto ainda originará um jornal com todas as informações do evento e uma matéria central sobre economia criativa. Além disso, a cada mês serão produzidas entrevistas com expoentes locais, veiculadas no site e face do projeto.

O periódico terá distribuição gratuita, assim como as palestras e oficinas têm entrada livre. Algumas empresas estão se somando como parceiras do projeto, entre elas: Ripan, Gaffitaé, Germinar Coworking e Hotel Verde Plaza. Outras informações podem ser encontradas no facebook: fronteira criativa ou pelo site fronteira criativa.cc.

  • SERVIÇO:

  • Fronteira Criativa: de 5 a 10 de junho de 2017 em Livramento

  • -5 de junho , às 19h - Palestra de Abertura com Leo Prestes

  • -6, 7,8 e 9 de junho, das 19h às 22h - Oficinas de capacitação

  • -10 de junho, das 9h30 às 18h - Encontro de Economia Criativa

  • Inscrições gratuitas

  • Local Palestras: Sala Cultural. Rua dos Andradas, 682.

  • Local Oficinas: Germinar Coworking. Av. Daltro Filho, 187.

Fotos:Juliana Freitas

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now