PARCEIROS APOIADORES

Processo de desvinculação do Corpo de Bombeiros é aprovado pela Assembleia Legislativa


A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (06), os Projetos de Lei Complementar (PLC) 278/16 e 278/16 , que regulamentam a desvinculação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) da Brigada Militar (BM). As medidas dispõem sobre efetivo, período e regras de transição da nova instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Para o secretário Cezar Schirmer, tem início a última etapa de um processo marcado pelo caráter amigável e colaborativo. “É um avanço para a corporação. Estamos modernizando o CBMRS, para prestar com mais agilidade os serviços. Acredito que os bombeiros militares ficarão ainda mais engajados no cumprimento do dever, já que desvinculação era um anseio antigo, que agora se concretiza”, salienta.

O comandante-geral do CBMRS, coronel Adriano Krukoski, projeta os próximos passos e observa que a desvinculação foi uma atitude bem sucedida em outros estados, que resultou em um crescimento significativo após a medida. “A partir da desvinculação seremos oficialmente bombeiros. Esperamos, dentro de alguns anos, termos um quadro de servidores bem estruturado e uma corporação ainda mais eficiente e organizada”.

PROCESSO Após a sanção da lei, o governador José Ivo Sartori deverá nomear os primeiros comandante-geral e o subcomandante do CBMRS. Oficiais e servidores terão o período de 90 dias para optar entre fazer parte do quadro da BM ou do CBMRS.

Uma comissão transitória definida pela Secretaria de Segurança Pública, com participação dos Comandos de ambas as instituições vinculadas ficará encarregada dos trâmites de transição. Este grupo será responsável pela estruturação organizacional, administrativa e financeira da corporação. O prazo de estruturação deve ser finalizado em até 180 dias.

Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now