PARCEIROS APOIADORES

Livramento e Rivera realizam V Reunião de Trabalho Binacional


O Centro de Visitantes do Vale do Lunarejo, no município de Tranqueras, sediou nesta terça-feira (25), o quinto encontro de trabalho entre a Prefeitura Municipal de Livramento e a Intendência Departamental de Rivera.

Com a presença de secretários e diretores dos dois governos, o encontro deu encaminhamentos a questões binacionais que já estavam em tratativas. Além disso, a reunião contou com a presença da Alcaldesa Interina de Tranqueras, Yessica Gómes Pereira e do Secretário do Município de Tranquera, Lirio Nuñez, que elencaram algumas ações a serem desenvolvidas em conjunto em Masoller e na Vila Thomaz Albornoz.

A partir do encontro, o grupo definiu a realização de jornadas de trabalho conjuntas em Masoller e Thomaz Albornoz, que acontecerão no mês de outubro. Uma delas acontecerá juntamente a Ronda da Cidadania, que promoverá ações sociais e de saúde para os moradores da região.

O encontro definiu ainda estratégias para a manutenção no chamado Caminho Internacional, que será realizada através de ações em conjunto entre as duas administrações. Outra pauta abordada foi o Parque Internacional e o Centro de Visitantes instalado no local, que deverá contar com uma comissão gestora, envolvendo representantes de instituições das duas cidades.

Durante a reunião, aconteceu ainda a apresentação do 9º Salão Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIEPE) da Unipampa, que acontece em novembro. Este ano, o SIEPE será realizado na Fronteira da Paz, e pela primeira vez contará com a inscrição de trabalhos de outras universidades. Além disso, o evento está sendo idealizado em parceria com universidades uruguaias. A apresentação do 9º SIEPE ficou por conta de representantes da Unipampa e da Utec. Outra apresentação realizada foi a da proposta de criação de um mascote para a Fronteira, que será utilizado como forma de promoção para as duas cidades.

Também foram apresentados informes sobre o Aeroporto Internacional, onde a Vice-Prefeita, Mari Machado, relatou os encaminhamentos realizados junto a Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil, que definiu a formalização do Aeroporto Binacional de Rivera, em um prazo de 60 dias após a conclusão das obras do Aeroporto de Santo Ângelo. A Vice também relatou que nos dias 5 e 6 de setembro, representantes da Prefeitura e da Intendência visitarão o Polo Tecnológico de Itaipu, que servirá como referência para o polo binacional que deve ser construído na fronteira. A visita foi encaminhada por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento do Estado. “Será uma visita técnica ao exemplo que queremos instituir aqui na fronteira”, comentou Mari.

Ao fim da reunião, o Intendente Marne Osorio e o Prefeito Ico Charopen destacaram a importância do encontro, com enfoque no desenvolvimento conjunto das duas cidades. “Foi uma reunião muito produtiva. Avançamos muito na questão da assistência aos moradores de Thomaz Albornoz. Agora daremos continuidade a esta importante agenda de construção junto a Intendência”, destacou Ico.

Foto: Fabiana Ferreira/ASCOM

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now