PARCEIROS APOIADORES

Ronda da Cidadania atende moradores do Assentamento Santa Rita


A Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social realizou nesta terça-feira (15), a primeira ação do Ronda da Cidadania deste ano, projeto promovido e elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul.

Os moradores do Assentamento Santa Rita puderam encaminhar documentos básicos de identificação, como certidão de nascimento, carteira de identidade e CPF.

A ação aconteceu no Albergue Municipal, com transporte gratuito e distribuição de café da manhã e almoço para os moradores do assentamento. Realizada em parceria entre o Judiciário e o Executivo, a ação reuniu representantes do Cartório de Registro Civil, do Fórum, dos Correios, do Instituto Geral de Perícias (IGP), do CREAS e do CRAS volante e da Secretária Municipal de Educação.

De acordo com a Juíza de Direito, Carine Labres, o projeto visa promover a cidadania às pessoas desassistidas em função da distância dos grandes centros. Ainda segundo a juíza, a necessidade de dividir o projeto em duas etapas, se deu em função da dificuldade de locomoção dos moradores até o centro da cidade, em razão disso, o Município promoveu o transporte gratuito para agilizar os encaminhamentos.

Para a secretária de Assistência e Inclusão Social, Carla Saraiva, que recebeu a comunidade atendida, a ação representa uma importante inserção social e a garantia de direitos. “Cabe a nós da Secretaria de Assistência Social garantir - juntamente aos outros órgãos - o mínimo de direitos que estes cidadãos têm. Porque é a partir disso, que as pessoas conseguem ter acesso as demais políticas que são oferecidas pelo estado brasileiro”, destacou.

Os documentos encaminhados para confecção nesta terça-feira serão entregues em uma grande ação no próximo dia 25, na Escola Municipal Aurélio Guerra, localizada no Assentamento. Pelo menos mais três comunidades serão atendidas durante o mutirão e deverão passar por este primeiro processo de encaminhamento nos próximos dias. A escolha das comunidades, se deu em função de um pedido dos vereadores Leandro Ferreira e Itacir Soares, comumente engajados com a comunidade rural.

Todos os documentos encaminhados na ação não tiveram custo para a comunidade. Além da entrega dos documentos, será instalada uma Unidade do Serviço Público, contando, novamente, com diferentes representações. Também serão disponibilizados exames, vacinação, e realizados cadastros únicos para encaminhamento de benefícios como Bolsa Família e Carteira do Idoso.

Foto: Daniel Badra/ASCOM

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now