PARCEIROS APOIADORES

MPF/RS atuou nas investigações da Operação Conexão Venezuela

12/09/2017

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS), a Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, na manhã de segunda-feira (11), a Operação Conexão Venezuela, com o objetivo de combater a prática dos crimes de lavagem de dinheiro e de organização criminosa com atuação no Rio Grande do Sul e também em São Paulo.
As apurações tiveram início em informação fiscal apresentada pela Receita Federal. A investigação financeira foi desenvolvida pelo MPF/RS por meio da Assessoria de Pesquisa e Análise Descentralizada (ASSPA/RS), com o apoio da Receita Federal. “É o resultado de um trabalho de três anos de análise de complexas transações financeiras utilizadas para lavar, no Brasil, dinheiro ilícito proveniente da Venezuela”, afirma o procurador da República Juliano Karam, que conduziu o caso no MPF.
Inicialmente, foram identificados pessoas jurídicas no Rio Grande do Sul e em São Paulo realizando transações financeiras atípicas, supostamente no exercício de atividade de intermediação de exportação de máquinas e implementos agrícolas do Brasil para a Venezuela.
Conforme as investigações, empresas sediadas na Venezuela (dentre elas, uma estatal), remeteram vultosos valores ao Brasil, a pretexto de aquisição desses equipamentos. Parte considerável desse montante, porém, não foi destinada aos fabricantes e fornecedores, tendo circulado em contas bancárias diversas e, ao final, remetida ao exterior. Algumas dessas transferências tiveram como beneficiárias pessoas jurídicas sediadas em paraísos fiscais. Parte dos recursos remetidos da estatal venezuelana para o Brasil seria fruto de crime. Apenas no período de 2010 a 2014, os valores movimentados pela organização teriam ultrapassado R$ 200 milhões.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão pela PF em Porto Alegre/RS (4), Canoas/RS (1), Passo Fundo (4), Erechim/RS (2), Americana/SP (1) e São Paulo/SP (2). Além disso, seis pessoas foram alvo de condução coercitiva.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS)

Compartilhar
RT
Please reload

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

© Copyright 2016 Correspondente O Repórter. Desenvolvido por Gath Soluções em TI