PARCEIROS APOIADORES

Vereador apura denúncia de retirada irregular de dinheiro do cofre no DAE

O vereador de Sant'Ana do Livramento, Enrique Civeira (PDT), tornou público durante o programa Contraponto da Rádio Cultura AM, na última quarta-feira (11), que recebeu denúncia de uma retirada irregular de dinheiro no caixa do Departamento de Água e Esgotos-DAE para custear gastos com diárias de servidores públicos.

Na entrevista o vereador informou que ele e vereador Navarro foram procurados na mesma manhã de quarta-feira, onde receberam a referida denúncia. Ele explicou que três servidores da Autarquia Municipal, teriam entrado com pedido de diárias com valor total em torno de R$ 6 a R$ 7 mil, para viajar na segunda-feira (09), para Porto Alegre. O pedido foi apreciado pelo Diretor de Planejamento do DAE, Zilásio Vaqueiro, na falta do presidente do DAE, Ico Charopen (prefeito municipal) que estava viajando e, diante da reprovação da liberação dos valores, pelos demais diretores da autarquia (administrativo e financeiro) os servidores em questão foram comunicados que as diárias estavam suspensas.

No domingo (08), o diretor Zilásio Vaqueiro recebeu a ligação do Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal informando que o prefeito havia liberado as diárias. Desta forma o servidor responsável pelo grupo que iria viajar foi comunicado que o valor seria depositado em sua conta particular na segunda-feira. Mas, segundo o vereador Enrique Civeira, o problema maior seguiu na tarde do mesmo domingo, quando o próprio Chefe de Gabinete entrou na Autarquia e pegou o dinheiro do cofre e entregou ao servidor responsável pelo grupo que iria viajar, sem autorização da Tesouraria. "O mais grave é que a Tesoureira disse que não foi chamada e o Prefeito Municipal disse que não tinha conhecimento do fato. Existe uma instrução do Controle Interno, 05/2012, que diz que a única pessoa que pode abrir o Cofre do DAE é a tesoureira e ou chefe da tesouraria. Em caso de impedimento poderia ser nesta caso o caixa. Levei essa denúncia para o Controle Interno. Tudo que falei aqui para vocês a Tesoureira confirmou a irregularidade para o Controle Interno", disse o vereador.

Confira na íntegra a entrevista em áudio:

Chefe de Gabinete

Vinícios Repeto Monte Blanco, assim que soube da matéria emitiu sua posição a respeito do fato: "Não sei o que houve, pois não autorizei, não cheguei nem perto do DAE. Até porque não tem a mínima chance de eu autoriza qualquer tipo de coisa no DAE. Eu soube disso na terça feira junto com o prefeito. O que aconteceu foi que passei para o Zilásio que o prefeito tinha autorizado o diretor Janio a viajar (por telefone). O resto fica por conta do diretor que autorizou alguém abrir o cofre. O meu envolvimento está só na cabeça do vereador, ou seja, não é verdade. Não tenho participação nenhuma nisso, sou da prefeitura. Segundo o servidor do DAE, motorista Borginho, não foi aberto o cofre e sim estava reservado o dinheiro no caixa, com os devido empenhos e documentos necessários. O prefeito dará mais informações segunda pela manhã", disse Vinícios.

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now