PARCEIROS APOIADORES

Governo municipal retira ciclovia na Linha Divisória e libera o trânsito para automóveis

A retirada dos tachões que demarcavam a ciclovia em Sant'Ana do Livramento mexeu com a opinião de muitos cidadãos da Fronteira, que expuseram sua contrariedade a decisão do Governo Municipal. Também houve a manifestação de empresários que apoiam a liberação do trecho para servir como estacionamento e aumentar a trafegabilidade dos veículos automotores. O assunto viralizou inclusive em redes sociais.

Mesmo com a sinalização ainda indicando que ao longo das avenidas Almirante Tamandaré e João Pessoa há uma ciclovia, foi confirmado nesta tarde pelo secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Ricardo Dutra, que a ciclovia realmente não permanecerá mais junto a Linha Divisória e local deverá ser destinado, provavelmente, como estacionamento.

Indagado a respeito do assunto ele respondeu em nota que a retirada da ciclovia tem o seguinte embasamento: por solicitação do comércio; por pedido de previdência de vereadores municipais; da falta de local para estacionar em toda extensão; do pouco uso, quase nada, pelos ciclistas; do uso inadequado pelos carros, levando risco aos poucos ciclistas que utilizavam o local; pela falta de local para estacionar, muitas infrações de estacionamento irregulares no outro lado da via.

O secretário disse ainda que o Conselho de Trânsito foi consultado e que o Governo Municipal tem base legal para realizar esta retirada, contrariando aos apelos que a ação deveria ter que prestar contas à Justiça. "Levamos a discussão para e Conselho de Trânsito e examinamos a base legal, junto ao Ministério das Cidades, constatando que não existe nenhum impeditivo que seja retirada. Além disso está sendo projetado o Plano de Mobilidade Urbana, e vamos propor, junto com a comunidade, novas áreas para implantação de ciclovias. Estamos realizando um estudo, junto com Rivera, de uma grande avenida na fronteira, onde terá um local mais adequado para caminhada e para ciclistas, diminuindo os conflitos de trânsito e facilitando o fluxo dos turistas", explicou Ricardo Dutra, lembrando também que nos próximos dias serão implantados novos semáforos nos cruzamento da Av. Daltro Filho com Moises Viana; avenida Brasília, com alterações no trevo; avenida Saldanha da gama com avenida Hector acosta e rua Treze de Maio com rua Manduca Rodrigues.

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now