PARCEIROS APOIADORES

Alunos do IFSul-Livramento desenvolvem projeto de automação residencial de baixo custo

Dois jovens do Instituto Federal Sul-Rio-grandense estarão representando nos dias 13, 14 e 15 de março, Sant'Ana do Livramento e Região da Campanha na 16º Febrace (Feira Brasileira de ciências e engenharia) em São Paulo, Capital.

Os alunos Gabriel Mello Cantini e Tainara Rodrigues de Freitas, ambos de 18 anos de idade, junto com Claudia Garrastazu Ribeiro (Orientador) , Igor da Rocha Barros (Coorientador), desenvolveram no campus binacional, um "Sistema de baixo custo para automação residencial via bluetooth". A jornada inicia neste fim de semana.

 Segundo os alunos estudantes do curso de Eletroeletrônica no IFSul, o projeto teve início em junho de 2017 registrado e vinculado ao IFSul."Somos os alunos participantes e desenvolvemos a ideia desde o início, algo raro, já que na maioria das vezes os alunos já ingressam em projetos prontos ou pré-desenvolvidos. Quem nos orienta e auxilia nas questões elétricas e norteou nossa pesquisa desde o início são os professores Igor da Rocha Barros e Claudia Garrastazu Ribeiro, mas existem ainda outros dois professores vinculados ao projeto: Gerson dos Santos Nunes e Vivian Cross Turnes", destacaram. 

 

Projeto 

O projeto desenvolvido em Livramento, já vem sendo apresentado em vários eventos de tecnologia, como a MOSTRAROB e MOSTRATEC.  "Sobre o projeto, o nosso intuito inicial era de conseguir controlar o estado (ligado ou desligado) de cargas (eletrodomésticos) ligados a uma só tomada a partir do celular. Nesta tarefa tivemos sucesso logo nos primeiros meses, e conseguimos ainda nessa etapa inicial levar o projeto à duas grandes feiras no estado. Primeiro, a MOSTRAROB, atividade tradicional que ocorre todos os anos no IFSul Pelotas e conta com competições de robótica e uma mostra de projetos, onde foi possível apresentar nossa ideia e trocar informações e dicas com diversos professores, estudantes e profissionais da área que nos motivaram a aprimorar e continuar nesta pesquisa científica. Ainda em 2017, emitimos a documentação referente ao nosso projeto para a MOSTRATEC, maior mostra de ciência e tecnologia na América latina que contava com delegações de vários países da Europa, Ásia, África e Américas, realizada na cidade de Novo Hamburgo, em outubro de 2017 e fomos aceitos mesmo que com o desenvolvimento em nível inicial. Fomos os únicos da região da campanha a conseguir a credencial para a participação"

 

FEBRACE

Ainda em 2017 o projeto Sistema de baixo custo para automação residencial via bluetooth, foi submetido à FEBRACE, uma grande feira de ciências e engenharia que acontece em São Paulo na USP à partir do dia 13 de Março. "Fomos aceitos, novamente, o único projeto da região da campanha. A premissa é de se criar tal sistema de modo que seu preço seja acessível à qualquer família com o desejo de automatizar sua casa e também de forma a que ele possa ser instalado em qualquer residencia no território nacional de forma simples. É de nosso encargo o desenvolvimento de um aplicativo para Smartphone, que possibilita o controle do estado das tomadas e lâmpadas (se estão ativadas ou desativadas), as placas eletrônicas do hardware responsáveis pelo controle das cargas, a programação em linguagem C ao hardware e a instalação de tal sistema na fiação de tomadas e lâmpadas". 

 

Apoiadores

Gabriel e Tainara destacam o apoio recebido por uma empresa santanense, o Supermercado Selau que patrocinou e auxiliou no pagamento de taxas e valores. "A ajuda deles é imensurável"

E o projeto não para por aí, em abril deste ano, a dupla parte rumo ao Edinburgh International Science Festival (EISF), um festival de ciência e tecnologia que acontece na Escócia. "Em razão dos custos elevados, estamos à procura de patrocínio, pois temos alguns valores que ainda não foram cobertos, necessitamos acabar com esse déficit o quanto antes", frisaram os alunos.

Compartilhar
RT
Please reload

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

© Copyright 2016 Correspondente O Repórter. Desenvolvido por Gath Soluções em TI