PARCEIROS APOIADORES

Estudantes do IFSul de Livramento apresentam projeto de pesquisa na Escócia

08/04/2018

Os estudantes Tainara Rodrigues de Freitas e Gabriel Mello Cantini, orientados pela professora Cláudia Garrastazu Ribeiro, desenvolveram o projeto: System for low-cost residential automation that can be purchased and installed in any home in Brazil – Sistema de baixo custo para automação residencial, no IFSul – Campus Sant'Ana do Livramento – RS.

O projeto foi avaliado pela Rede POC (Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento) durante a MOSTRATEC e então selecionado para compor o time que representará o Brasil na Escócia.

A Mini Maker Faire é uma das inúmeras atividades do Edinburgh International Science Festival (EISF), que é um dos mais prestigiosos e tradicionais festivais científicos do mundo e o maior da Europa. Foi criado em 1989 com o objetivo de mostrar as belezas da Ciência e sua importância para nossa vida. O evento é uma iniciativa da Edinburgh International Science Festival Foundation com apoio da Prefeitura de Edinburgh, do Governo Escocês, da Universidade de Edinburgh, da Royal Academy of Engineering, da Scottish Environment Protection Agency e de várias empresas, fundações e instituições acadêmicas britânicas.

A Mini Maker Faire é um evento ligado à feira mundial Maker Faire, criada em 2006 em San Mateo, Califórnia, USA, para estimular a integração de cientistas, engenheiros, inventores, geeks, artesões, clubes de ciência, artistas, estudantes e representantes de empresas de todas as idades e níveis de escolaridade ou formação num evento para celebrar a criatividade e inventividade.

Em 2013, a MAKER FAIRE celebrou sua 8ª. Edição anual com a participação de 900 “makers” e mais de 120 mil visitantes. E a partir desse ano, foram criadas “Minis” Maker Faires em várias cidades do mundo: Detroit, Edinburgh, Kansas City, Newcastle (UK), Roma e Tóquio. A Edinburgh Mini Maker Faire de 2018 espera receber mais de 100 projetos e mais de 5 mil visitantes.

A Escócia além de ser famosa pelas suas tradições, pelo monstro do Lago Ness e pelo seu whisky, também é reconhecida mundialmente pela sua tradição em Ciência e Tecnologia. Entre inúmeros fatos, podemos lembrar que toda a tecnologia moderna é baseada na Teoria Eletromagnética desenvolvida por James Maxwell, o pioneirismo na biotecnologia com a clonagem da ovelha Dolly e o Prêmio Nobel de Física de 2013 para Peter Higgs por sua teoria que levou à descoberta de uma nova partícula elementar, concluindo uma das maiores buscas recentes da Ciência mundial.

Além disso, a Escócia é o país dos festivais, com mais de 300 eventos programados para o ano de 2018 – de Música a Ciência! E Edinburgh concentra os mais importantes, entre eles, o Edinburgh International Science Festival.

A programação é constituída de palestras, oficinas, shows, filmes, performances e exposições que ocorrem das 8h às 22h distribuídas em vários locais: City Art Centre, St Andrew Square, the Royal Botanical Gardens, National Museum of Scotland, Edinburgh Zoo, George Square Theatre e em vários museus e pontos importantes da cidade.

A Mini Maker Faire acontecerá de 10 a 15 de abril e o Brasil terá a participação de 7 instituições, de 5 estados (BA, CE, MG, RS, SP), 23 integrantes, sendo 9 professores/acompanhantes e 14 estudantes.

 

Os acompanhe pelo Facebook: https://www.facebook.com/AutomationIFSul/

Fonte: REDE POC/por Gabriel Menegazzi

Compartilhar
RT
Please reload

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

© Copyright 2016 Correspondente O Repórter. Desenvolvido por Gath Soluções em TI

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now