PARCEIROS APOIADORES

Justiça do Trabalho começa receber pedidos de audiência para Semana de Conciliação

A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul participará, entre 21 e 25 de maio, da 4ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Neste período, as unidades judiciárias realizarão pautas extras de audiências para processos que apresentam possibilidade de acordo, independente da fase em que se encontram (conhecimento ou execução, primeiro ou segundo grau).

Trabalhadores e empregadores com processo em andamento e dispostos a tentar um acordo poderão solicitar uma audiência na Semana por meio de formulário eletrônico disponível no site www.trt4.jus.br. A Justiça do Trabalho recomenda que o solicitante procure o auxílio do seu advogado para fazer o pedido. Além de receber as solicitações dos trabalhadores e empregadores, as próprias unidades judiciárias selecionarão processos com potencial conciliatório para incluí-los na pauta da Semana.

As audiências serão realizadas nas Varas do Trabalho em que tramitam os processos e nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) de primeiro e segundo graus, em Porto Alegre. No Cejusc da segunda instância, que recebe processos oriundos de todo o Estado, há possibilidade de as audiências serem feitas inclusive por videoconferência, ou seja, as partes e seus advogados que moram no Interior não precisarão ir até a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, na Capital.

Na edição de 2017, as unidades judiciárias da Justiça do Trabalho gaúcha realizaram 6.740 audiências, das quais 2.028 foram agendadas especificamente para tentativa de conciliação. As audiências resultaram em 1.421 acordos, que juntos somaram R$ 32,56 milhões.

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi criada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e conta com a participação dos 24 TRTs de todo o Brasil. O objetivo do evento é promover a cultura do acordo, considerado um caminho eficiente para a solução de conflitos entre patrões e empregados.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social/ Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS)