PARCEIROS APOIADORES

Emater/RS-Ascar certifica erva-mate com selo de qualidade

A certificação do Processo de Produção da Erva-Mate é feita pela Emater/RS-Ascar, pioneira no país, para qualificar o processo de produção de um dos produtos símbolo do Rio Grande do Sul. No RS, das 218 ervateiras, nove são certificadas pela Emater/RS-Ascar (Ximango, Nutrimate, Natumate, Valério, Sabadin, De Valério, Tio Thomaz, Canarinho e Safra), garantindo o aumento da competitividade e a qualidade do produto final.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Classificação da Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, Deniandro Rocha, a Instituição faz auditorias anuais em todas as ervateiras, quando é avaliada a qualidade e verificado se essas empresas continuam aptas a manter a certificação. São avaliados 150 itens para conferir se estão adequadas aos critérios definidos pela legislação.

O manual de Requisitos para Certificação, elaborado pela Emater/RS-Ascar, está distribuído em oito autocontroles, de acordo com as etapas referentes ao processo produtivo da erva-mate, que abrangem práticas agrícolas, acompanhamento técnico, atividades de transporte, industrialização, gestão ambiental e da qualidade, além de aspectos relativos à segurança dos trabalhadores.

As ervateiras passam por uma análise química, física e microbiológica a cada seis meses, onde a Emater/RS-Ascar é a única empresa do país que qualifica a erva-mate.

Fonte e foto: Emater/RS- Texto: Ascar/Adriane Bertoglio Rodrigues/Edição: Léa Aragón/ Secom

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now