PARCEIROS APOIADORES

Concepa levanta cancelas da FreeWay e demite 400 funcionários a partir desta quarta

Cerca de 400 profissionais diretos da Triunfo Concepa vão ser demitidos, a partir desta quarta-feira (04), com o encerramento do contrato de concessão da FreeWay (BR-290), anunciado na manhã desta terça pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Em nota, a concessionária explica que os trabalhadores faziam, principalmente, o atendimento em praças de pedágio, auxílio mecânico a usuários e conservação do trecho concedido, entre Porto Alegre e Osório. A concessionária garantiu, ainda, que as pessoas desligadas terão apoio para se recolocarem no mercado de trabalho.

Por volta das 18h30 desta terça-feira (03), as cancelas das praças de pedágio de Santo Antônio da Patrulha, Gravataí e Eldorado do Sul foram erguidas para trânsito livre, sem cobrança. A cobrança da tarifa permanece suspensa até que uma nova empresa assuma a concessão, o que deve ocorrer em fevereiro de 2019. Com isso, o trecho da BR 290 passa a ser administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que ainda não detalhou como vai manter serviços como guincho, por exemplo.

Mais cedo, a Triunfo Concepa emitiu outra nota, em que esclarece que segue à disposição da ANTT para negociar a extensão do contrato, desde que não haja alteração do regime jurídico estabelecido e no 14º termo aditivo – que estendeu a concessão em mais um ano, em julho de 2017.

A Concepa explica que negou a proposta inicial da ANTT porque ela propunha, entre outras questões, a revisão da tarifa para baixo, o que impede a manutenção dos níveis de serviço que vinham sendo prestados há 21 anos. Ainda conforme a nota da concessionária, a proposta também ignorou premissas mínimas, como o tempo da extensão e a matriz de risco do negócio.

Nova concessão

A FreeWay vai ser incluída em uma rede de concessão denominada Rodovia de Integração do Sul (RIS). Ao longo de 30 anos, a empresa vencedora vai explorar a infraestrutura e prestar serviço de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do trecho de 473,4 quilômetros.

Fonte: Rádio Guaíba/por Camila Diesel

Foto: Fabiano do Amaral/CP

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now