PARCEIROS APOIADORES

Estado adota número único de serviços de emergência e cria centros integrados de operações

O governo do Estado passa a ter, a partir desta quinta-feira (20), apenas um número telefônico destinado a todos os serviços de emergência. A unificação das centrais de atendimento faz parte do decreto assinado pelo governador José Ivo Sartori, que cria os 31 Centros Integrados de Operações e Emergências (CIOPEs).

O RS será pioneiro na adoção do padrão, vigente em países como Estados Unidos e Canadá (911) e também na União Europeia (112). A ação faz parte dos eixos estratégicos do Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM/RS). Em um primeiro momento, os números de emergência conhecidos pela população serão mantidos, porém todos serão recebidos em uma mesma central. Após o período de centralização dos serviços, terá início a publicização do número único.

Hoje, estão ativos 12 números de emergência no Brasil: 100, 153, 180, 181, 190, 191, 192, 193, 194, 197, 198 e 199. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) estabeleceu o 190 como o telefone principal de emergências no Rio Grande do Sul, contemplando os serviços do 193 (Corpo de Bombeiros Militar) e do 197 (Polícia Civil). A iniciativa deixa aberta a possibilidade para a integração, no futuro, dos trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - 192) e de outras instituições. Além de evitar uma possível confusão por parte do cidadão, a central também permite uma melhor distribuição de equipes, agilizando o atendimento à ocorrência.

Os CIOPEs serão instalados nos municípios de Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Gramado, Guaíba, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Sant'Ana do Livramento, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga, Soledade, Uruguaiana e Vacaria

 

Texto: Claiton Silva/SSP
Edição: André Malinoski/Secom

Compartilhar
RT
Please reload

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

© Copyright 2016 Correspondente O Repórter. Desenvolvido por Gath Soluções em TI