PARCEIROS APOIADORES

Exames de DNA ajudam na prisão de estuprador em série que agia no município de Vacaria

19/03/2019

O Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) foi mais uma vez fundamental na identificação de um estuprador em série, que atuava no município de Vacaria. Peritas da Divisão de Genética Forense do Departamento de Perícias Laboratoriais, notaram a semelhança no modus operandi do agressor sexual descrito pelas vítimas nos Boletins de Ocorrência. Ele agia da mesma forma: ingressava em residências onde moravam idosas ou mulheres sozinhas (entre 50 a 85 anos de idade), e cometia violência sexual e física. Como o ato acontecia no escuro, além das ameaças e violência, as vítimas não conseguiam ver o rosto do criminoso.

Após a análise de DNA dos vestígios de agressão sexual apontarem para um mesmo autor em seis casos de agressão sexual, as peritas entraram em contato com a Polícia Civil (PC) de Vacaria e informaram a coincidência.

A partir disso, a Polícia Civil (PC) de Vacaria chegou ao homem de 42 anos suspeito de cometer uma série de estupros contra mulheres. Tratava-se de um pintor, que também realizava trabalhos de jardinagem, e morava no bairro São José, em Vacaria. Conforme a PC, o criminoso foi preso recentemente em Palhoça, Santa Catarina, onde passou a noite antes de ser conduzido para Vacaria.
O crime de agressão sexual está entre os crimes de maior reincidência do agressor e de menor notificação pelas vítimas, constantemente coagidas moral e fisicamente. Além disso, frequentemente a única prova material disponível é o material biológico do agressor depositado no corpo da vítima.
Atualmente, além de análises de DNA envolvendo vestígios criminais, o IGP também realiza a coleta e inserção no Banco de Perfis Genéticos do DNA de condenados por crimes hediondos e de natureza grave contra a pessoa, em cumprimento a Lei nº 12654/2012. 

 

Texto composição: Gustavo Kortmann (Perito Criminal da Divisão de Genética Forense/DPL/IGP).
Fotografias por: DPL/IGP

Compartilhar
RT
Please reload

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

© Copyright 2016 Correspondente O Repórter. Desenvolvido por Gath Soluções em TI