PARCEIROS APOIADORES

Ministério da Saúde divulga cronograma para construção do centro de radioterapia de Bagé

O ministério da Saúde divulgou o cronograma da liberação de recursos e do início das obras do centro de radioterapia na Santa Casa de Caridade de Bagé. O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do ministério, João Gabbardo dos Reis, durante reunião com o deputado Rodrigo Lorenzoni (DEM), o prefeito do município, Divaldo Lara, e o secretário municipal da saúde, Mário Mena Kalil, ocorrida na quinta-feira (22) em Brasília. Cerca de 300 mil pessoas serão beneficiadas com a medida.

“A saúde deve ser uma área absolutamente prioritária de todo e qualquer governo. Tem sido uma satisfação poder contribuir com a gestão de Bagé ao articular junto ao governo federal a liberação de recursos tão importantes para melhorar a qualidade de vida dos gaúchos”, destacou Rodrigo Lorenzoni.

Desde o início do mandato, o parlamentar tem somado forças junto à prefeitura nas tratativas com o governo federal para adquirir os equipamentos de radioterapia e a construção de um centro para tratar os pacientes. Essa é uma antiga demanda do município, que beneficiará toda a região sudoeste do Rio Grande do Sul.

“Queria fazer o registro de que neste novo governo estamos conseguindo destravar questões importantes, como está na área da saúde”, disse o prefeito Divaldo Lara.

Em 2012 a Santa Casa de Bagé foi contemplada no Plano de Expansão de Radioterapia no SUS. O projeto prevê a construção de um bunker para a instalação do equipamento e as salas de apoio para o tratamento da radioterapia em uma área de 801,75 metros quadrados.

Cronograma

  • Projeto básico: aprovado em julho de 2018.

  • Projeto executivo: aprovado em 16 de agosto de 2019.

  • Licitação: setembro de 2019.

  • Início das obras: novembro de 2019.

  • Término das obras setembro de 2020.

  • Início das operações: dezembro/2020.

A reunião contou também com as presenças do gestor administrativo da Santa Casa, Márcio Mello, e do mantenedor da instituição, Jorge Moussa Habib.

Fonte: AL -Thaísa Borges

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now