PARCEIROS APOIADORES

Justiça Eleitoral emprestará urnas eletrônicas para eleições de novos conselhos tutelares no RS

26/09/2019

No dia 6 de outubro, serão realizadas, em todos os municípios do Rio Grande do Sul, as eleições para os representantes dos conselhos tutelares, órgãos encarregados pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. A Justiça Eleitoral emprestará urnas eletrônicas às cidades solicitantes.

Todos os eleitores que regularmente cadastrados na Justiça Eleitoral podem votar nas eleições para o conselho tutelar.
O acordo que firmou o empréstimo das urnas eletrônicas ocorreu em abril entre o então presidente do TRE-RS e os integrantes do Ministério Público Estadual: o subprocurador-geral da Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles, e da coordenadora do Centro de Apoio da Infância e Juventude e promotora de Justiça, Denise Casanova Villela. Primeiramente, as zonas eleitorais consultaram as prefeituras sobre o interesse de utilizar o equipamento eletrônico, em seguida, foi analisada a viabilidade técnica.
No total, 227 municípios utilizarão urnas eletrônicas para as eleições de conselho tutelar. Em 259 cidades o pleito será realizado por meio de urnas de lonas, que também serão emprestadas pelo Regional gaúcho. Enquanto que 11 municípios não solicitaram urnas.
As eleições dos conselhos tutelares, unificadas em todo o país, ocorrem a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. Elas foram instituídas pela Resolução nº 170 de 2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), e pela Lei nº 12.696 de 2012, que dispõe sobre a unificação das eleições do Conselho Tutelar.

 

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: TRE-RS
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

Compartilhar
RT
Please reload

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

© Copyright 2016 Correspondente O Repórter. Desenvolvido por Gath Soluções em TI