PARCEIROS APOIADORES

Livramento tem novo decreto com previsão de rodízio para trabalhadores no comércio

A prefeita Mari Machado apresentou na tarde de hoje (16), em entrevista coletiva, as novas medidas estabelecidas no Decreto Municipal que entra em vigor nesta sexta-feira (17), válido por 20 dias. As ações foram apresentadas na data em que o Município completou 30 dias do primeiro caso confirmado de COVID-19 e de medidas restritivas de isolamento social.  

De acordo com Mari, o novo decreto considera que as medidas tomadas ao longo do último mês resultaram no achatamento da curva de casos, e cumpriram o papel de conscientização, somado as ações de fiscalização dos regramentos. 
A apresentação do novo decreto contou com a presença do secretário de Saúde, Sergio Aragon; da procuradora Carla Saraiva; do coordenador da Defesa Civil, José Fagundes; dos diretores da Santa Casa, Valmir Silveira e Dr. Juan Marcos e do pneumologista, Dr. Tiago Lopes.

As medidas flexibilizam atividades e serviços de forma excepcional e temporária, entre elas:
✅ A possibilidade de atendimento ao público nos empreendimentos comerciais, lojas, serviços de profissionais e autônomos, escritórios, imobiliárias e microempreendedores individuais, com fechamento estabelecido para às 18h;
✅ Os empreendimentos deverão obedecer as regras sanitárias e de higienização, incluindo o fornecimento de equipamentos de proteção individual para os funcionários, a realização de rodízio semanal e o distanciamento de um metro entre as pessoas. Os estabelecimentos também serão os responsáveis pelo fornecimento de álcool gel, e se possível, de máscaras para clientes;
✅ Também é de responsabilidade do lojista, a inibição da entrada de pessoas sem máscaras;
✅ Restaurantes, pizzarias e similares poderão atender somente no sistema "a la carte", com ocupação máxima de 50% de sua capacidade. Este tipo de empreendimento também poderá atender na modalidade "take-away", onde o cliente compra e leva o produto para ser consumido em casa. No entanto, a intenção é que as vendas por delivery sejam sempre priorizadas;
✅ O funcionamento do Centro Popular de Compras se dará com a abertura de metade das bancas, de forma intercalada - obedecendo a distância de 2 metros entre elas -, com a entrada de um cliente por banca por vez. Os clientes deverão ter álcool gel a sua disposição;
✅ Atividades de fisioterapia e pilates serão permitidas desde que promovam atendimentos individuais;
✅ Clubes sociais e de serviço deverão obedecer as mesmas regras dos demais estabelecimentos, mantendo apenas as atividades administrativas. Práticas de esportes individuais estão permitidas nos clubes, desde que não haja aglomeração e torcidas.

Demais serviços liberados nos decretos anteriores continuam inalterados. Em relação aos serviços considerados essenciais, o novo decreto inclui serviços médicos (como consultórios, clínicas de saúde e laboratórios) e os serviços das secretarias municipais de Administração e da Fazenda. Permanecem proibidas a realização de confraternizações, circulação de transporte turístico, atividades de ensino presenciais, atividades culturais, funcionamento de academias e serviços de buffet.

No transporte coletivo, permanece suspensa a gratuidade dos idosos até o dia 30 de abril. Com a flexibilização no comércio, o transporte volta a ser oferecido de segunda a domingo, devendo voltar ao horário normal de atendimento, mas obedecendo o limite de lotação de 50% da capacidade dos veículos, do uso de máscaras pelos usuários. 

Mari ainda frisou que todos os estabelecimentos autorizados na flexibilização deverão atender as medidas de higienização e só deverão autorizar a entrada de pessoas com máscara, sendo responsabilizados pelo cumprimento desta norma. De acordo com o pneumologista Tiago Lopes, o Município obteve exito com medidas eficazes e encontra-se em "relativa estabilização". O pneumologista destacou ainda que é importante que a população entenda que a flexibilização não representa o fim de um processo, mas a continuidade de uma nova fase que terá seus desdobramentos acompanhados de perto, sem descartar que um novo momento de restrição possa acontecer futuramente.

Compartilhar
RT
Please reload

Jorge Flores Paines 
Jornalista DRT-15097

Radialista DRT-5765

Quer Anunciar?

WhatsApp(55)98415-2150

© Copyright 2016 Correspondente O Repórter. Desenvolvido por Gath Soluções em TI